Tuesday, August 27, 2019

Música baiana e conquistense perde Edilson Dhio


O Troféu Conquistense de Música resultou num disco de vinil lançado em 1991, rechaeado das melhores canções de artistas da região ou que fincaram suas raízes musicais na cidade de Vitória da Conquista, sendo portanto um material musical genuíno que e se tornou um traballho muito consumido domesticamente, portanto, possui grande valor afetivo. Foi e é um disco muito ouvido em especial pelos músicos conquistenses e com isso ganhou um respeito e serviu de inspiração para muitos que o precederam. 

Das dez canções que compõem o disco que atingiu o status de relíquia, destacamos Hipocrisia, de autoria de Edislon Dhio, um artista dono de uma sensibilidade musical especial e com uma estética e contornos raros em suas melodias. Em sua trajetória Dhio realizou inúmeros trabalhos de destaque, entre campanhas para empresas, como jingles políticos, também muito bem registrados no incosciente coletivo.

Hipocrisia era uma canção alerta, uma convocação para a compreensão de mundo e seu refrão revisita a memória de quem alguma vez consumiu as boas vibrações do disco. "Hipocria é a mesma coisa todo dia, hipocrisia, uôôô", eternizou-se na medida em que muito cedo o seu dono parte, mas não sem deixar sua obra e seu pensamento, sobretudo num momento em que a hipocrisia ganhou nova configuração e triunfo político atualmente, não sem ganhar o contraponto da sutileza sincera de edilson Dhio. 

Hoje, em Salvador, às 16h, Edilson Dhio, nome artístico de Souza Santos, será sepultado, mas deixa uma memória, sua música, sua poesia e eterniza-se com muitas belas canções e parcerias. Adeus, Dhio!

No comments: