Thursday, August 01, 2019

A obra de Cartola e Noel na voz de Getône, nesta sexta (02) no Café Society

Nesta sexta feira, dia acontecerá um show em homenagem as obras de dois pilares da música popular brasileira no Café Society as 20:30h Cartola & Noel, com os músicos Getône (voz&violão), Rafael Barreto (flauta&cavaquinho), Luciano PP (baixo) e Otávio (Bateria), que irão traçar um panorama biográfico e histórico sobre a vida e obra de Cartola e Noel Rosa.


Contemporâneos no início da década de 1930, conviveram e até compuseram juntos, mas cada um seguia seu caminho, por serem de origens diferentes. Cartola vivia no morro da Mangueira e Noel vinha de família de classe média, estudou num colégio elitista, chagando a estudar Medicina.

A formação diferente influenciou na composição dos dois.  Noel sabia jogar com as palavras, incorporando um folhetim jornalístico em suas músicas. Já Cartola criava sambas pela malandragem, com a mesma mentalidade dos subúrbios, trabalhou nos primeiros enredos da Mangueira (qual foi fundador) em cima  de temas da classe média que são atuais até hoje. Uma sofisticação natural, um exemplo raro, um poeta.

Getône, cantor e compositor baiano, reside em Conquista há 8, 16 anos de carreira profissional, começou cantando no litoral da Costa do Cacau, rica por sua exuberância natural pela Mata Atlântica, onde influenciou na formação do artista e suas canções. Com essa convivência praieira, traz uma identidade perceptível do tropicalismo, samba e outros  ritmos origi0ais do Brasil. Sedimentou sua vida em bares, festivais e casas noturnas por aí a fora é figura fácil de encontrar nas noites Conquistense. Já possui várias composições e um disco gravado em 2012, intitulado "Artista", com um várias canções que remetem às tradições e devoção ao mar.


No comments: