Thursday, August 01, 2019

Teatro: Conquista recebe espetáculo Luiz Gama – Uma voz pela liberdade

A CAAB, em parceria com a OAB Conquista, traz espetáculo que
conta a história do primeiro advogado negro, o baiano Luiz Gama
.
Fonte: Ascom OAB

A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAAB) através do Projeto ADVCultural, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Vitória da Conquista, apresenta: LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade. Uma biografia dramatizada sobre a história do primeiro advogado negro, o baiano e abolicionista que libertou mais de 500 escravos de um cativeiro ilegal. O espetáculo compõe a programação que a CAAB preparou para homenagear o Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto. Serão três apresentações na Bahia, em Vitória da Conquista o evento ocorrerá no dia 10 de agosto, às 20h30, no Mediterrâneo Complexo para Eventos. Em seguida, ocorrerá o Baile da Advocacia 2019, a tradicional confraternização da classe é por adesão e a OAB já disponibiliza ingressos na sede da Subseção.


O espetáculo, dirigido por Ricardo Torres com roteiro idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. As cenas trazem ainda, diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação presente na sociedade brasileira da época.

Os ingressos serão trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão doados para instituições assistenciais.

SOBRE LUIZ GAMA

Nascido em 21 de junho 1830, em Salvador/BA, Luiz Gama foi um abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos no Brasil pela via judicial. Apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos de idade para pagamento de dívida de jogo. Ele exercia a advocacia sem ter o título, o que era permitido na época. Morreu em 24 de agosto de 1882, antes da abolição ser concretizada. Em 2015, 133 anos após sua morte, ele foi reconhecido como advogado pela OAB. Em 17 de janeiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 13.629, que declara o advogado Luiz Gonzaga Pinto da Gama, Luiz Gama, patrono da abolição da escravidão do Brasil. Nessa mesma data foi publicada a Lei 13.628, a qual inscreve o nome de Luiz Gama no Livro dos Heróis da Pátria.



SERVIÇO:

Espetáculo: LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade

Data e horário: 10 de agosto de 2019, 20h30

Local: Mediterrâneo Complexo para Eventos

Ingressos: 2 kg de alimentos não perecíveis

Posto de troca: Sede da OAB Vitória da Conquista (Rua Rotary Club, 103 – Centro)

Classificação: Livre


Informações: (77) 3424 2158

No comments: