Monday, August 20, 2018

Crônica: MADONNA, CABELO, MAMMA MIA, DESCANSO E AS 10 COISAS MAIS LEGAIS DA SEMANA



Por Marco Antônio Jardim Melo


1⃣  Há uma experiência semanal que faz meu coração bater suave. É quando fecho os olhos pra encontrar Deus. Chamamos de ⭐EVANGELHO NO LAR, todo domingo. Alguns amigos ou familiares vêm vez em quando, mas normalmente eu e minha mãe Elvarlinda Jardim sintonizamos nessa esfera do mais Alto. Nós lemos pequenos trechos de orientação espiritual, lemos o Evangelho de Jesus, refletimos, falamos, meditamos. Fazemos orações, irradiamos. Criamos um elo de proteção que alcança os espaços da casa, o bairro, a cidade, o mundo, a paz do mundo. É a cor para os dias seguintes este momento profundo de conexão. Quando quiser vir, diz.


2⃣  Prosseguindo com o bom da vida, abrimos a porta mais uma vez na casa de Verena Macedo. Sorriu pra mim. O ⭐ANIVERSÁRIO de Vinicius Gil foi a motivação pra eu fazer uma playlist todinha de anos 90 e a cozinha usufruída do bom do mel se transformar numa festinha universitária onde a lei era só amor pra qualquer um que chegasse, seja quem ficasse. Isso é vida.

3⃣  Por falar em nós, leoninos, ⭐MADONNA fez aniversário. 60 anos de vida e mais de 30 no topo influenciando o mundo. Não idolatro ninguém, nem Deus, até porque a vivência divina é mais profunda que qualquer culto exterior. Mas tem seres humanos que me inspiram. David Bowie é um dos. Madonna é uma das. As principais passagens da minha curta vida têm Madonna na trilha das pistas, dos amores e outras particularidades. Leia na minha camisa: Madonna.

4⃣  Eu não mudo de opinião. Daqui de cima dos meus cachos eu não saio não. Falem o que quiser falar, mas os fios do meu ⭐CABELO não pagam aluguel no alto do céu da minha cuca cacheada. É quase um black, um ato de resistência e um cultivo do tempo. Meu cabelo vai, sim!, continuar crescendo. Mas se eu amanhecer o dia olhando no espelho e enxergando só o frizz, corro em Bene Medeiros, do Oficina do Cabelo, e peço um salve. Foi o que fiz. Aparou, arredondou, cacheou mais um punhado e ainda ganhei massagem capilar.

5⃣  Como mainha e Dino Costa foram pra Lapinha, nas Minas Gerais, passei a semana comendo em ⭐RESTAURANTE POPULAR, no Centrão. Não recordo o nome, nem bem sei se tinha placa, mas a comida parecia lá de casa. Feijão soltinho no azeite, arroz com legumes, todas as folhas e frutos e até um tiquinho de sarapatel pra não esquecer de quem eu sou. E ainda estou aqui, em todas as versões.

6⃣  De longe, mainha até lamentou que saí na madrugada. Mas eu precisava. Fui ver o ⭐POCKET SHOW de Fillipe Sampaio no Xamps. Tão bom de cantar junto, com a banda completa, violões, baixo, sobreposições e ecos bonitos. De fechar os olhos e aguar o bom do amor.

7⃣  Como eu já tenho costume de andar só, onde quer que haja vibração é tudo que importa. Então lá fui eu assistir a continuidade de ⭐"MAMMA MIA", o musical alegrinho todo inspirado nas canções do Abba. O que eu não imaginava é que eu ia estar absolutamente sozinho na sala de cinema. Eu nunca havia passado por experiência igual. O que eu fiz na hora que os personagens cantaram "Dancing Queen"? Dancei de pé na tábua, claro.

8⃣  Um dia depois, da sacada do ⭐APARTAMENTO de meu tio Pedro Alexandre Massinha, fiz um mar pra navegar. E sentado à mesa na companhia de Régia Maria e do tio Gileno Jardim, deixei o tempo passar-inho, de mágica, tomando sopa com salsinha e chá de hibiscos, maçã do amor e perfume de canela.

9⃣  Gripei. Não fui pra Fligê, não fui ver a peça "Silêncio Autoacusação", não fui pra reinauguração do Manifesto rever Helen Fernandes, a Malfeitona (@malfeitona). No entanto, me dei o tempo do ⭐DESCANSO, li sobre meditação, sobre desapego, vi um programa de yoga para crianças, outro sobre uma família tailandesa que cozinha pratos deliciosos com alimentos frescos, retirados da própria horta, e faz remédios com raízes locais. Ainda deu pra assistir, recostado, um show lindo do Pato Fu só com canções lúdicas. Agora posso dormir.

 🔟 Que venham, pois, as noites de trabalho no ⭐FESTIVAL DE INVERNO BAHIA. Não que eu esteja preparado, mas...é no fluxo que vou pela décima quarta vez.

No comments: