Proporcionar um espaço para aprimoramento da habilidade comunicativa, da leitura e da informação sobre a cultura estadunidense, entendendo que uma língua não deve ser dissociada de sua cultura. Essa é a proposta do projeto de extensão “Let’s Talk Culture”, criado em 2015, pela professora Sueid Fauaze, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), que também coordena as ações. O objetivo é a prática da língua inglesa, por meio da conversação e da leitura de textos, resultando na interação com outros falantes.
A ideia é proporcionar aos participantes a oportunidade de imersão na língua alvo por meio de atividades que induzem o exercício, enquanto discutem e/ou leem temas relacionados à cultura dos Estados Unidos. Segundo a coordenação, a proposta surgiu porque muitos estudantes de Inglês sentem dificuldade em utilizar o idioma na sua variante oral.
De acordo com o projeto, outra dificuldade apresentada por quem está aprendendo o Inglês é que as horas dedicadas ao estudo da língua limitam-se, quase sempre, ao aprendizado da língua escrita, restando pouco tempo para a prática verbal da língua aprendida; além da falta de oportunidade de estar em um país de língua inglesa. Ainda tem aqueles que tiveram a experiência de conviver em um desses país, mas, ao retornarem, não encontram meios que os incentivem a falar em inglês, resultando na perda da fluência adquirida. Assim, o “Let´s Talk Culture” se apresenta como um momento para utilização dessa língua, sendo uma opção para quem deseja estar em contato com outras pessoas que falam ou que queiram praticar o idioma.
O “Let’s Talk Culture” é um projeto contínuo e já abriu seleção para duas turmas. Os selecionados participam das atividades por um determinado período, e os encontros acontecem no Laboratório de Línguas Estrangeiras (Caale), campus de Vitória da Conquista. Podem se inscrever estudantes, professores, técnico-administrativos da Uesb e membros da comunidade externa. O próximo edital está previsto para ser lançado no segundo semestre. O projeto conta com a colaboração da professora Giêdra Cruz e da analista universitária Karine Patrícia. Para obter mais informações, entre em contato com o Caale pelo número (77) 3425-9334. (Ascom/Emanuela Lisboa)
No comments:
Post a Comment