Tuesday, June 21, 2016

'Oitentistas' dominam grade principal do FIB 2016

A organização do Festival de Inverno, mais atencipada do que nunca, publicou a grade de atrações da sua 12ª edição, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Parque de Exposições Teompompo de Almeida, como acontece todos os anos.

A julgar pelo número de visualizações do anúncio na página oficial do FIB, 142 mil e pelo número de compartilhamentos, 3.246, até a noite desta terça, não é nenhum exagero dizer que a escalação agradou o público por completo, que na maioria dos comentários, afirma que o festival acertou em cheio a programação do palco principal.


Exceto Baiana System e Natiruts, mais uma vez, a grade é dominada pelos oitentistas, da MPB ao pop rock, geração que dominou o mercado fonográfico nos anos 80 e que mantém viva sua obra e imagem até os dias atuais, muitos dos quais comemoram seus 30, 35 anos de carreira.

Na sexta-feira, uma abertura de festa em altíssimo nível, com toda a genuína musicalidade do mestre Djavan, que traz a turnê Vidas pra Contar, acompanhado de super banda e pisando pela primeira vez no palco do festival. O nível se mantém elevado com a chegada de Lulu Santos, que já conhece a temperatura do FIB, artista que durante o mês de julho estará em turnê internacional nos Estados Unidos, para depois retornar ao solo tupiniquim. Para fechar a noite, todo o romantismo das baladas do ruivo Nando Reis, ex-titã, que engrenou a carreira solo sendo um dos maiores hitmakers dos últimos anos, retornando à cidade.

O sábado traz Biquini Cavadão e as lembranças do apoteótico encerramento do Festival de 2009, quando a banda 'reconsagrou-se' e registrou um dos mais pulsantes momentos do evento em todas as suas edições. Pela quinta vez no FIB, Capital Inicial se tornou um amoleto, uma espécie de mascote, que ano sim, ano não, dá as caras pela cidade e deixa sua marca, sob o comando incendiário de Dinho Ouro Preto. Logo depois vem a gaúcha Natiruts com suas canções marcantes e que ganha o público do FIB, mais uma vez na cidade. Fechando o sábado, o acerto da organização em levar ao palco principal a banda com um dos trabalhos mais consistentes da atualidade, e que vai levantar o astral geral do público, a Baiana System.

Com o fim do Kid Abelha, Paula Toller segue carreira solo e pela primeira vez vai experimentar a temperatura do FIB. Dona de uma voz marcante e de uma jovialidade mais impressionante ainda, a vocalista vai deixar muitos marmanjos paralisados em meio a multidão. É esperar pra ver. Como vem adequando a grade, conteplando uma variedade de estilos, a dupla Marcos e Beluti é a sertaneja da vez, na última noite.

Um dos pontos mais altos do FIB 2016 ficará por conta da banda de encerramento, que influenciou toda uma geração a partir do seu frontman, o vocalista, compositor e poeta Renato Russo. Com André Frateschi nos vocais, os reminiscentes Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá pegaram estrada com a turnê Legião Urbana XXX, uma celebração da trajetória da banda, que tem deixado um rastro de grandes momentos por onde tem passado. Em Conquista, a banda que sempre foi a motivadora dos primeiros acordes de muito tocador de violão por aí, vai causar um verdadeiro frisson. É pagar pra ver!

No comments: