Rafael e Renata, sócio fundadroes da Adamantine, ao lado do amigo Vinicio Carvalho |
Foi por apreciar este modelo de cerveja que um jovem casal conquistense resolveu mergulhar neste ramo, despretensiosamente, “só de brincadeira”, como revela o psicólogo Rafael Côrtes, casado com a também psicóloga e sommelier de cervejas, Renata Celina, criando a Cerveja Adamantine.
Nossa reportagem foi recebida pelo jovem casal em sua casa, onde rolou extenso bate papo sobre o empreendimento, acompanhado da degustação de uma série de cervejas, dos mais variados sabores e teores alcoólicos.
Segundo Rafael, cervejeiro responsável pelas receitas, setor comercial e “pelas maluquices”, a Cerveja Adamantine surgiu, há menos de dois anos, sem grandes pretensões. “Começamos a fazer cerveja de panela em casa, só de brincadeira, em bateladas de 20 litros. Com tempo, começamos a apresentar para alguns amigos e tivemos que aumentar o tamanho das panelas, já que a quantidade produzida se tornou insuficiente”, relata.
A Adamantine já produziu, de forma caseira, mais de 12 estilos de cerveja. Sendo as mais conhecidas a IPA Monster Chef e a Witbier, produzidas para o Sexto Sentido Gourmet, a Vienna Voodoo, a Stout Duquesa e Belgian Golden Strong Ale Capiroto. “Esta última a que decidimos fabricar de forma profissional, na modalidade de cervejaria cigana, utilizando o espaço físico da Cervejaria Küd, em Nova Lima, Minas Gerais”, diz Côrtes.
Essa modalidade de cervejaria cigana consiste em utilizar o espaço físico de uma cervejaria (fábrica) para fabricar as receitas que são desenvolvidas por cervejarias sem estrutura física própria. Com isso, a Adamantine tornou-se a primeira cervejaria cigana do sudoeste da Bahia e terá no dia 18 de junho o lançamento da Adamantine Capiroto, no Café Society, em Vitória da Conquista.
A Capiroto é uma cerveja inspirada no estilo Belgian Golden Strong Ale, com 8,8% de teor alcóolico. É uma cerveja clara de espuma espessa, de corpo médio, aromas frutados e condimentados. Apesar do seu teor alcóolico considerável, possui alto drinkability.
Sobre o nome Rafael e Renata – responsável pelo controle de qualidade, setor administrativo e “pelos super poderes” – contam que a escolha se deu a partir da inspiração em várias cervejas clássicas desse estilo, que fazem alusão ao diabo, “justamente por conta dessa apresentação aparentemente inofensiva, mas que pode ser uma “porrada” depois de algumas garrafas”, concluem.
No comments:
Post a Comment