Tuesday, June 28, 2016

Caetité entra na Rota da Independência 2016, que vai percorrer sete municípios

Fonte: Secult

O Recôncavo baiano está na contagem regressiva para mais uma comemoração da Independência da Bahia, que neste ano acontecerá mais cedo, com o projeto Rota da Independência, promovido pela Fundação Pedro Calmon em parceria com a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), vinculadas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Com o título 2 de Julho é Todo Ano, 2 de Julho é Todo Dia, a rota está agendada para começar dia 13 de junho, pelo município de Santo Amaro.

Em seu nono ano consecutivo, a Rota da Independência revisitará algumas das cidades baianas que protagonizaram as lutas pelo processo de independência do Brasil. “A proposta principal é difundir e contextualizar a história referente às batalhas de expulsão das tropas portuguesas da Baia de Todos-os-Santos e da Cidade de Salvador entre 1822 e 1823 e a consequente consolidação da independência do Brasil na Bahia”, explica o historiador Rafael Fontes, diretor do Centro de Memória da Bahia.


A programação acontece em junho e conta com oficinas de leitura, contação de histórias e apresentações artísticas (dança, teatro e musica), nos municípios de Santo Amaro (13), São Francisco do Conde (14), Cachoeira (15), São Félix (16), Maragogipe (17) e Itaparica (20). O município sertanejo de Caetité também receberá a Rota, no dia 29.

De acordo com o diretor-geral da FPC, Zulu Araújo, a Rota aproxima a relação entre Estado e o cidadão, à medida em que enaltece as datas históricas e cívicas. “A presença da Fundação Pedro Calmon fortalece o capital simbólico desta luta, atuando no campo da sua preservação histórica, num território com importância singular para celebrações pela Independência do Brasil na Bahia”, comenta Zulu Araújo, referindo-se ao Recôncavo da Bahia.

A programação de 2016 da rota apresenta diferentes formas de celebrações praticadas em decorrência da Independência, enfatizando o sentido de cidadania e a participação popular. Além disso, envolve as escolas dos municípios que serão visitados, visando instrumentalizar os professores locais para trabalharem com a história da Independência do Brasil na Bahia e suas celebrações, investindo em performances culturais e estreitando o diálogo com os jovens. E é neste sentido que a Fundação Cultural da Bahia apresentará em cada município da rota, sempre no horário das 16h, performances de dança apresentada por jovens da Escola de Dança da Funceb.

Em Santo Amaro, o duo formado por Bruna e Jennifer Aleluia, do Núcleo Nordeste Amaralina, apresenta a coreografia Diferente Semelhança, com coreógrafa Denise Torraca.

Em São Francisco do Conde, no dia 14, os alunos do 3º semestre profissional apresentarão a montagem Corpos Ancestrais. Isis Carla Matos Cardoso assina a coreografia, que conta com pequenos solos, de autoria dos dançarinos. A proposta é revelar aspectos emocionais proporcionados pelo auto-conhecimento a partir da pesquisa sobre suas ancestralidades.

Já em Cachoeira, dia 16, e Maragogipe, dia 17, será a vez dos alunos dos cursos livres apresentarem Bufyo, que retrata a transformação de Yansã para o Bufalo. A coreógrafa Roquidélia Santos, dos cursos livres da Funceb, retrata a transformação de Yansã em Bufalo. O elenco é formado pelos alunos Luan, Eliosvaldo,Tiago, Juca, Rafael e Sergio Reis.

Berrantes, uma homenagem a Luiz Gonzaga, é atração do dia 20, em Itaparica. A criação coreográfica, de Nilmara Rocha, aborda aspectos da cultura nordestina e homenageia Luis Gonzaga. Em Caetité, o show é musical, com a apresentação da Orquestra da Funceb (Ofun) no dia 29.

Em todos os municípios também estão confirmadas as aulas-espetáculo História Estoriósa da Independência da Bahia, que falam sobre a importância da Celebração da Independência do Brasil na Bahia, e ocorrerão nas ruas ou praças públicas, com o objetivo de informar a população sobre o Dois de Julho através da arte.


Rota da Independência 2016 – “2 de Julho é Todo Ano, 2 de Julho é Todo Dia”
Santo Amaro, dia 13
São Francisco do Conde, dia 14
Cachoeira, dia 15
São Félix, dia 16
Maragogipe, dia 17
Itaparica, dia 20
Caetité, dia 29

No comments: