Tuesday, October 11, 2016

Dona Iracema lança "Máquina de amarrar Jegue"

Procurando algum termo que consiga classificar a banda conquistense Dona Iracema e, longe de querer desqualicá-los, aliás, muito pelo contrário, surge um termo local, sui generis. Relentage. Assim mesmo, sem o 'm', algo que se equipara a 'moss', corruptela de Moço e 'véi', corruptela de "velho". A 'relentage' intrépida poético hipermoderna tresloucada elucidativa lírico roqueira de Dona Iracema é particular, tanto quanto os nomes um tanto extensos do quarteto, aqui adjetivados na mesma proporção.


Os relento, em questão, Rodrigo, Diegão, Anderson e Oscar, voltam de onde não saíram, a cena rock de Conquista, com novo trabalho, o EP Máquina de Amarrar jeque, trazendo, como sugere o próprio nome, elementos da cultura nordestina. Além do jegue, mandacaru, umbu, seca, fome, ingredientes que malgrado formam a realidade catingueira, sertaneja.

São cinco faixas do álbum. De tão bom, poderia ter mais umas 7, mas aí deixaria de ser EP, e seria muita relentage com as nomeclaturas fonográficas. Umbu Sertão, Celebrar, Butano Gás, Sente o Breakdown e Tigresa Gigante Voadora Surreal que solta arco íris pelo Furico - esta última não adianta tentar memorizar de uma única tentativa - formam mais esta investida musical de umas das melhores bandas de todos os tempos em toda hisória recente e antiga de Vitória da Conquista antes mesmo da chegada do princípe Maximiliam. (tentem gravar isso)

Degustem,'ouvam' (do verbo ouvir), saboreiem mais esta produção de responsa, de respeito, desses quatro relentos, no bom sentido. Voltando a ouvir. Anote: Butano Gás, é impagável.


No comments: