Foto: Fabrício Filmagens Texto: Agência Voceve |
Foi com gostinho de quero mais que terminou a 15ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB). O evento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Uma mistura de ritmos tomou conta de todos os espaços, atraiu multidões e não deixou ninguém parado, numa demonstração de que o FIB chegou aos seus 15 anos com muita vitalidade. A força dessa edição foi tanta que os ingressos da noite de sábado esgotaram – o primeiro sold out da história do Festival.
Esse foi o ano de estreia da sofrência na festa. Marília Mendonça arrastou o público na primeira noite com vários hits de sua carreira. Em entrevista, a cantora disse que adorou a mistura de ritmos do FIB. No sábado, Trio da Huanna não fez por menos. A banda substituiu a cantora Iza, impedida de fazer seu show por problemas de saúde. Outro estreante foi O Grande Encontro. O supertrio nordestino, formado por Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, fez um show considerado “mágico” na noite de sábado. Nas redes sociais, o pedido é para que o grupo volte o quanto antes ao Festival. Muito pagode romântico, look “roqueirinho” e simpatia que encantaram o público: foi com essa pegada que o carioca Dilsinho fez todo mundo cantar junto.
O pop rock foi representado pelos incríveis Frejat e Nando Reis. Os artistas já estiveram no FIB e, mais uma vez, fizeram apresentações consistentes e animadas, brindando o público com hits já imortalizados na música brasileira. Os baianos Ivete Sangalo e Léo Santana transformaram o parque num verdadeiro carnaval, com aquela energia característica da música baiana. Foi a terceira vez de Veveta e a primeira de Léo no Festival.
Wesley Safadão e Anitta fecharam o domingo, mantendo a energia em alta até o final dessa edição. Estreante no palco do Festival, Safadão animou a galera com seus hits contagiantes e apresentou para os fãs “Dois Lados”, sua nova música, que está no DVD gravado recentemente no Rio de Janeiro. Com look cor de rosa e ao som de “Bang”, Anitta esquentou a plateia no Parque de Exposições com suas coreografias e ritmo eletrizante. A diversidade musical também se estendeu aos palcos da Vila da Música Coca-Cola e Arena TNT Eletro-Rock. Por lá, passaram artistas de estilos como forró, sertanejo, arrocha, pop rock e música eletrônica.
Essa vibração do Festival pôde ser sentida também no Camarote VIP, espaço que deu acesso privilegiado à frente do Palco Principal e que foi estruturado com muitas ações, de espaços de beleza e gastronomia variada ao Trono de Ferro, que trouxe o clima de Games Of Thrones, food truck e até um bar de drinks.
Festa movimenta economia – O Festival de Inverno atrai públicos de vários lugares do estado e de fora também. É uma festa que movimenta a economia regional. Segundo a organização, são gerados três mil empregos diretos e cinco mil indiretos. Somente na produção do evento foram 2.500 pessoas empregadas. Em setores como o de alimentação do FIB, por exemplo, podia-se encontrar mais de 40 espaços de gastronomia, entre restaurantes, estandes, ambulantes e food trucks. Aproximadamente 35 mil litros de cerveja, 12 mil litros de refrigerantes e 9 mil litros de água foram consumidos nessa edição.
Neste ano, mais uma vez, a rede hoteleira atingiu 100% de ocupação no período do evento. A inauguração do novo aeroporto é um incremento para a região. A Prefeitura Municipal informou que 800 passageiros passaram pelo equipamento no período.
Segurança inovou em 2019 – Em todas as edições, a estrutura de segurança sempre foi prioridade. Um dos resultados desse cuidado é a imagem que o FIB foi construindo, a de ser uma festa segura, com baixíssimas ocorrências. Em 2019, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e a Polícia Militar inovaram ao utilizar o sistema de reconhecimento facial, o mesmo utilizado durante o carnaval de Salvador neste ano. A estrutura de segurança contou com 600 policiais militares, 107 seguranças, 47 brigadistas por dia de evento, além de 27 câmeras de segurança IP, com tecnologia de ponta totalmente digital. Já a infraestrutura de saúde contou com um Posto Médico e duas ambulâncias com 20 profissionais por dia, durante todo o evento.
A produção do Festival de Inverno Bahia foi assinada pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste, e contou com o patrocínio máster da Fainor, VCA Construtora, Mauricéa Alimentos e Governo do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Itaipava, Porto Seguro, Diamantina/Toyota, He-Net, Águia Branca, Ibis Styles, Óticas Vip, Avatim, By Derme, Saudali, Wizard, Vittasaúde, Consultant It, Via Brasil, Boulevard Shopping, Mega Açaí, Coca-Cola, Skyy, ZAB, Tia Sônia, Smart Fit e Eudora.
No comments:
Post a Comment